Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



DIIV – Oshin

Domingo, 29.07.12

DIIV (lê-se Dive) é um novo grupo do nova iorquino Zachary Cole Smith, músico dos Beach Fossils e que tem como companheiros de banda neste projeto Andrew Bailey (guitarra), Devin Ruben Perez (baixo) e Colby Hewitt (bateria). Já há disco de estreia; Chama-se Oshin e viu recentemente a luz do dia através da Captured Tracks.

Zachary nunca foi um elemento de grande destaque dentro dos Beach Fossils. Embora seja o principal responsável pela sonoridade das canções lançadas por esse grupo, sempre pareceu algo distante e descomprometido, como se estivesse a guardar uma surpresa para os ouvintes e o verdadeiro ouro do talento que guarda dentro dele. DIIV parece ser a materialização dessa ideia até agora oculta, já que aqui vai muito além dos Beach Fossils em termos de exploração de horizontes musicais e incorpora um novo mapa de possibilidades e inspirações.

Dono de uma sonoridade menos hermética, aqui Zachary deixa-se envolver pelo garage rock, dialoga com a recente tendência surf rock que ocupa boa parte do panorama alternativo norte americano e até incorpora doses indiscretas de uma pop suja e nostálgica.

Uma primeira audição deste Oshin pode fazer-nos cair na tentação de comparar logo estes DIIV com os Real State, de New Jersey. No entanto, aqui a sonoridade é menos luminosa e mais distante da psicadelia, sendo a possibilidade de comparação mais evidente no cariz comercial de algumas composições, algo bem patente em It’s Real e a fantástica All The Same, duas canções feitas com guitarras reluzentes. Canções quase sem voz (Air Conditioning) e outras mais climáticas e experimentais (Earthboy), também sugerem pontos de encontro entre as duas bandas.

Acaba por ser quando as guitarras de Smith se deixam conduzir por sonoridades mais atmosféricas que há um maior acerto em Oshin, ainda mais quando elas se sobrepõem, sem exageros, a batidas com eco e vozes que parecem sair do fundo das canções, tudo de forma versátil e levemente próxima de um clima dançante; Este aspeto deverá ser do agrado tanto dos ouvidos mais exigentes, como de alguém que busca apenas um som leve, climático e com uma instrumentação cativante.

Ao que tudo indica, pelo menos enquanto Smith se revezar entre os Beach Fossils e esta nova banda, não é preciso muito esforço para perceber onde reside, como já disse o verdadeiro acerto deste músico. Os DIIV já nasceram com os dois pés bem firmes e seguros no chão, ou melhor, na areia da praia. A maturidade que se mistura com a jovialidade instrumental do grupo acaba por resultar numa mistura quase perfeita. Espero que aprecies a sugestão...

01. (Druun)
02. Past Lives
03. Human
04. Air Conditioning
05. How Long Have You Known?
06. Wait
07. Earthboy
08. (Druun Pt. II)
09. Follow
10. Sometime
11. Oshin (Subsume)
12. Doused
13. Home

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 10:35






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.