Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Dirty Projectors - Swing Lo Magellan

Sábado, 14.07.12

Conforme referi no curtas... XXXIII, os nova iorquinos Dirty Projectors de David Longstreth estão de regresso aos discos, tendo lançado no passado mês de junho Swing Lo Magellan, através da Domino Records e que sucede ao extraordinário Bitte Orca, editado em 2009.

Swing Lo Magellan não foge à linha musical invisível que define cada novo lançamento deste coletivo. Por um lado há um universo de experimentações, cruzamentos entre o afrobeat, a freak folk e os tiques que definiram o indie rock experimental da última década. Por outro temos uma variante de sons opositivos, com enquadramentos tradicionais, vozes delicadas e todo um conjunto de referências subtis que aproximam o grupo de sonoridades mais convencionais. É neste limbo que a banda encontra as ferramentas e inspirações adequadas para cada disco, já que os Dirty Projectors posicionam-se exatamente em cima dessa linha invisível e mantendo os dois pés bem fixos no ponto exato que separa esses dois extremos musicais estabelecem a síntese perfeita entre a simplicidade e o complexo. Um pouco menos experimentais que o conteúdo de Bitte Orca, estas doze novas canções amarram com perfeição as estranhezas e tradições do grupo e não há em nenhum momento do disco a preferência por uma estrutura específica que delimite as letras como as melodias. É como se Bitte Orca tivesse sido o ponto final de uma imensa obra acumulada ao longo de quase uma década, onde também é relevante o conteúdo de Slaves’ Graves and Ballads de 2004 e Rise Above de 2007.

Assim, a chegada de Swing Lo Magellan encarna o início de uma nova e ainda mais inventiva fase da carreira dos Dirty Projectors. O grupo aventura-se em composições de ritmo instável (Unto Caesar), músicas que se acomodam numa funcionalidade pop (Dance For You) e até tiques da soul modificados de forma intencionalmente experimental (Gun Has No Trigger), fazendo do disco o primeiro verdadeiramente comercial da banda, com potenciais hits românticos, amenos, expansivos e radiofónicos, capazes de agradar até aos ouvidos mais exigentes.

Num ano repleto de excelentes lançamentos e outros que ainda estão para vir, este Swing Lo Magellan não mostra apenas que os Dirty Projectors conseguiram alcançar outro disco surpreendente, como conseguiram entrar no tal restrito lote de álbuns a ter em conta nas listas finais dos melhores deste ano. Espero que aprecies a sugestão...

1 Offspring Are Blank
2 About to Die
3 Gun Has No Trigger
4 Swing Lo Magellan
5 Just From Chevron
6 Dance For You
7 Maybe That Was It
8 Impregnable Question
9 See What She’s Seeing
10 The Socialites
11 Unto Caesar
12 Irresponsible Tune

Dirty Projectors - Gun Has No Trigger by Domino Record Co

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 17:28






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Julho 2012

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.