Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Liars - WIXIW

Terça-feira, 12.06.12

Catalogado pela NPR como o melhor álbum dos Radiohead depois de Kid A, WIXIW é o disco mais recente dos Liars, lançado no passado dia cinco de junho, pela Mute.

 

Poucas bandas se transformaram tanto ao longo da última década como este trio de Nova Iorque chamado Liars e formado por Angus Andrew, Aaron Hemphill e Julian Gross. Deram início à carreira com uma sonoridade muito perto do noise rock, com experimentações semelhantes ao que fora testado pelos Sonic Youth do início de carreira e até com algumas doses de punk dance e aos poucos foram aproximando-se de uma sonoridade mais amena e introspetiva. O que antes era ruído, distorção e gritos desordenados, passou a debitar algo mais brando, com uma proposta de som muito mais voltada para um resultado atmosférico, definição que passou a imperar com evidência desde o disco homónimo lançado em 2007. 

Este toque experimental acabou por se manter e WIXIW (pronuncia-se wish you) acaba por ser o culminar de uma tríade que começou no tal Liars de 2007 e prosseguiu em Sisterworld (2010).

WIXIW é um disco colossal, do melhor que já ouvi este ano! E digo-o com racionalidade objetiva, aceitando, obviamente, que para partilharem da minha opinião, terão necessariamente que apreciar o género, já que este é um conjunto de canções com uma base sonora bastante peculiar e climática, uma proposta ora banhada por um doce toque de psicadelia a preto e branco, ora consumida por um teor ambiental denso e complexo. 

Com uma estrutura inicialmente lenta e arrastada no decorrer das primeiras audições, o disco aos poucos revela uma variedade de texturas e transformações que parecem filtradas pelos atmosféricos ensinamentos da banda. Lembrando muito os Deerhunter do álbum Halcyon Digest (2010) e nitidamente sem a preocupação de comporem um registo comercial, os Liars tocam a mesma psicadelia suja desse grupo de Atlanta, algo que as guitarras suaves de His And Mine Sensations ou os loopings de distorção de No. 1 Against The Rush evidenciam claramente.

Talvez o que mais caracterize e por vezes distancie WIXIW de anteriores obras seja a tonalidade minimalista que costura todas as canções do álbum, evitando excessos e optando por uma sonoridade intencionalmente controlada. Da voz, passando pelas batidas, teclados, até chegar às guitarras, tudo é moldado de maneira controlada, com acordes minuciosos, a voz reduzida ao essencial e todas as canções a soarem encadeadas, como se todo o disco fosse apenas uma única e extensa canção.

Embora assertiva e capaz de manter a mesma proposta experimental que tanto define a carreira da banda, o teor excessivamente controlado de WIXIW bem como a incapacidade do trio de romper limites acaba por impedir que o álbum alcance um melhor desempenho. Mesmo a aproximação à eletrónica bem presente em Brats, uma das minhas canções preferidas de WIXIW e em doses menores noutras músicas do álbum acaba por afastar os Liars do mesmo caráter desafiador de outrora.

Seja como for, os acertos prevalecem e acabam por proteger a obra, algo sustentado em belíssimas sonorizações instáveis (Octagon), pequenas subtilezas (His And Mine Sensations) e até alguns apontamentos do que poderá vir a ser o futuro próximo dos Liars (Flood To Flood), como se estivessem a preparar-se para lançarem algo ainda maior e mais audacioso. Espero que aprecies a sugestão...

Liars - WIXIW

1. The Exact Colour Of Doubt
02. Octagon
03. No.1 Against The Rush
04. A Ring On Every Finger
05. Ill Valley Prodigies
06. WIXIW
07. His And Mine Sensations
08. Flood To Flood
09. Who Is The Hunter
10. Brats
11. Annual Moon Words

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 13:15






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2012

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.