Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Andrew Bird - Break It Yourself

Terça-feira, 13.03.12

Apelidado de mestre do assobio, multi-instrumentista e cantor, Andrew Bird é um dos maiores cantautores da atualidade e coleciona já uma mão cheia de álbuns que são pedaços de música intemporais, lançados desde 1996. Conforme divulguei em Curtas XXVII..., agora, a seis de março de 2012, lançou o novo Break It Yourself, um disco cheio de belas e cativantes canções, através do selo Bella Union (Fleet Foxes, Beach House, M Ward).

As canções de Bird continuam divididas entre o violino e a guitarra, o jazz, a folk e a blues. Noble Beast, de 2009, foi um enorme sucesso e na promoção ganharam relevância as participações nos programas de David Letterman e Jay Leno, um breve tirocínio em Lisboa, onde durante três semanas passeou incógnito, a posterior colaboração na banda sonora de Norman, que partilhei oportunamente, e dos Marretas, assim como a colaboração com o escultor Ian Schneller no projecto Sonic Arboretum, para o Guggenheim em Nova Iorque. A acrescentar a tudo isto, aconteceu também o nascimento do seu primeiro filho. Além da projeção mediática que todos estes eventos lhe proporcionaram, grande parte acabou por servir de inspiração para o conteúdo deste novo álbum, que conta com a participação dos músicos Martin Dosh, Jeremy Ylvisaker e Mike Lewis e foi produzido pelo próprio Andrew e misturado pelo grande Randy Newman, através de um tradicional método de gravação, onde um velhinho oito pistas, instalado no celeiro do músico, foi rei e senhor.

Break it Yourself é então um álbum de folk pop, inspirado por nomes como os de Exuma e Etran Finatawa e tem no já muito rodado single Eyeoneye umas das suas canções mais imponentes. É um álbum feito de canções que se movimentam sem sufoco numa paisagem vasta, cheia de terrenos abandonados e roads to nowhere, o que faz com que, à primeira audição, possa soar um pouco irregular, desequilibrado e entediante. No entanto, apesar das músicas não serem tão memoráveis como algumas canções que fizeram parte do alinhamento de The Mysterious Production of Eggs ou do ótimo The Swimming Hour, dá a sensação que o músico, ao concetualizar Break It Yourself, pensou num grande lago completamente silencioso e, com alguma prudência, arriscou a atirar algumas pedras para o mesmo, personificadas em detalhes sonoros, e deixar que o barulho que daí resultasse se tornasse na base das canções. Algum experimentalismo, portanto, mas também bastante graciosidade, num disco com uma toada lenta, austera, cheio de momentos de beleza e serenidade (o trecho instrumental de Hole in the Ocean Floor, que se ouve vagarosamente e parece não ter vontade de acabar, é fantástico), mas também músicas com um caráter mais convencional e familiar; Near Death Death Experience, Fatal Shore, o single Eyeoneye e Lusitania, um memorável dueto com Annie Clark, aka St Vincent, parecem feitas com a inteligência de quem se inspira no que é aparentemente velho e usado (talvez influência do tal oito pistas) e de espanador na mão, puxa o lustro e compôe assim algo que consegue pertencer ao nosso tempo sem fazer propriamente parte dele.

Andrew Bird não sabe fazer discos maus e este é para ouvir numa preguiçosa tarde de folga, sem pressas, até porque é um álbum bastante extenso. Espero que aprecies a sugestão...

01. Desperation Breeds…
02. Polynation
03. Danse Carribe
04. Give It Away
05. Eyeoneye
06. Lazy Projector
07. Near Death Experience Experience
08. Things Behind The Barn
09. Lusitania
10. Orpheo Looks Back
11. Sifters
12. Fatal Shore
13. Hole In The Ocean Floor
14. Belles

MySpace

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 21:07






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 571


Disco da semana 177#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Março 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.