Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



The Flaming Lips with Neon Indian vs Prefuse73

Terça-feira, 28.06.11

Considerado pela crítica especializada como uma das melhores e mais criativas bandas das últimas décadas e uma das minhas preferidas, os The Flaming Lips de Wayne Coyne resolveram apostar em colaborações com outras bandas de diferentes espetros musicais. Assim, já em 2011, tiveram um encontro indie piscadélico com os Neon Indian do qual resultou um EP com quatro músicas, que hoje ouvi e divulgo. Este disco, editado via Warner, apresenta então material inédito dos excêntricos Lips e junta duas gerações diferentes de experimentalistas, num trabalho colaborativo que resultou numa edição limitada de mil cópias, em vinil, distribuída em apenas duas lojas de discos norte americanas e que esgotou rapidamente.

Algumas parcerias parecem simplesmente inimagináveis e confesso que nunca imaginei ser possível esta. Enquanto os The Flaming Lips são responsáveis por embarcar-nos em excelentes viagens psicadélicas através do experimentalismo assertivo que define a sua sonoridade, os Neon Indian têm um percurso similar, mas explorando a música eletrónica. Desta mistura resultou uma sonoridade um pouco abrasiva e bastante alternativa, havendo aqui uma tentativa eminentemente experimental de simbiose entre o tal rock mais psicadélico dos The Flaming Lips e a sonoridade chillwave dos Neon Indian.

Composto por quatro faixas, o disco é claramente dividido em duas partes, sendo a primeira voltada para a banda de Wayne Coyne e a segunda para Alan Palomo. Na primeira metade temos os Lips na sua melhor forma, seguindo a sonoridade do seu último disco Embryonic (2009) e soltando composições extensas. Exemplo é Is David Bowie Dead?, uma canção negra habitada por guitarras fantasmagóricas, ruídos distorcidos, sintetizadores derretidos e uma estranha sensação de melancolia psicótica, provavelmente inspirada na declaração da esposa de Bowie que anunciou recentemente que ele não tem planos musicais para o futuro. Na outra metade as faixas são mais curtas e, mesmo excêntricas, aproximam-se da temática proposta por Alan em Psychic Chasms (2009); Do You Want New Wave or Do You Want the Truth é um bom exemplo disso.

Ao longo do EP ficou claro que a presença de Alan Palomo nas músicas é um pouco ofuscada pelas altas doses de esquizofrenia sonora de Wayne Coyne e companhia, ficando claro quem dominou o estúdio na hora das gravações. No entanto, Palomo adaptou-se bem às circunstâncias e deu um contributo inestimável para o excelente resultado final.

Fica o aviso que este EP não é de audição fácil! Até eu, sempre aberto a novas sonoridades e desprovido de preconceitos sonoros, tive difculdade em aceitar prosseguir na sua audição! Inicialmente parece apenas uma amálgama de ruídos, até um pouco incomodativa mas, se o escutares com atenção, certamente vais encontrar nestes cerca de vinte minutos algo que nunca ouviste antes. Espero que aprecies a sugestão...

01 Is David Bowie Dead?
02 Alan's Theremin
03 You Don't Respond
04 Do You Want New Wave or Do You Want the Truth Part 2

download

 

01 Is David Bowie Dying

 

04 Do You Want New Wave Or Do You Want The Truth Part 2

 

Entretanto e já depois de formarem equipa com os Neon Indian, os veteranos de Oklahoma The Flaming Lips, juntaram-se também ao produtor Guillermo Scott Herren, aka Prefuse 73, que também não se coíbe de experimentar trabalhar com companhias novas, como o seu disco mais recente, The Only She Chapters, tão bem comprovou. 

O EP que resultou desta colaboração é composto também por quatro temas e está disponível em streaming no Youtube.

Prefuse 73 é um dos vários pseudónimos com que o americano Guillermo Scott Herren assina as suas produções no lado mais experimental e electrónico do hip hop, a sua área musical de eleição. Num artigo recente sobre o já citado The Only She Chapters, o crítico musical Bernardo Oliveira descreveu a obra de Herren como uma das poucas nos dias de hoje que pode ser chamada como tal, comparável ao som dos Delarosa & Asora, à música eletro concreta dos Savath Y Savalas e ao hip hop fake de  Piano Overload, resultando daí o tal hip hop experimental, com sotaque eletrónico dos Prefuse 73.

Lançado numa edição limitada de vinil colorido, este disco teria tudo para fazer as delícias de qualquer coleccionador que se preze, mas há um pequeno senão; Tal como o EP anterior, está à venda apenas na loja Guestroom Records, em Oklahoma City, nos Estados Unidos.

Quanto à sonoridade, o resultado desta colaboração é algo como uma tempestade contida e uma confusão psicadélica de guitarras distorcidas, onde reina o caos. Nexo e coesão são duas coisas inexistentes aqui, mas vindo de quem veio não era de esperar nada diferente. Recomendado para quem, como eu, acredita em aliens!

The Super Moon Made Me Want to Pee

Heavy Star Moving…

Be Like That…That…That

Guillermo’s Bolero

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado por stipe07 às 20:07






mais sobre mim

foto do autor


Parceria - Portal FB Headliner

HeadLiner

Man On The Moon - Paivense FM (99.5)

Man On The Moon · Man On The Moon - Programa 570


Disco da semana 176#


Em escuta...


pesquisar

Pesquisar no Blog  

links

as minhas bandas

My Town

eu...

Outros Planetas...

Isto interessa-me...

Rádio

Na Escola

Free MP3 Downloads

Cinema

Editoras

Records Stream


calendário

Junho 2011

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.